quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Bolo folhado

Um bolo em que se alterna pão-de-ló, massa folhada e creme de pasteleiro. Uma verdadeira delícia. Vai ser o bolo de aniversário cá de casa. Fica bem fofinho, não é nada enjoativo e para quem gosta de massa folhada como eu...

Para o bolo:
5 ovos
o peso de 3 ovos em açúcar
o peso de 2 ovos em farinha
1 colher de chá de fermento em pó
2 bases de massa folhada (eu usei daquelas já redondas que não precisam de ser esticadas. tive foi de apará-las pois eram maiores que a forma de pão-de-ló)
Para o recheio e cobertura:
250 ml leite
250 ml água
2 ovos2 gemas
150 g açúcar
60 g farinha de trigo
1 pau de canela
1 casca de limão
canela em pó

Preparação do bolo:
Colocar as bsaes de massa folhada no tabuleiro com o papel da embalagem. Depois de assadas cortá-las com a medida de diâmetro do bolo.
Preparar o bolo: misturar as gemas com o açúcar e bater muito bem até ficar um creme fofo.Bater as claras em castelo e peneirar as farinhas e o fermento. Envolver com cuidado e juntar alternadamente as claras e a farinha.Vai ao forno a cozer numa forma redonda sem buraco untada e polvilhada. Desenformar e deixar arrefecer.
Preparação do creme: juntar a farinha, o açúcar, ovo, a gema e mexer bem.Levar ao lume a mistura de leite e água, o pau de canela e a raspa de limão até ferver. Juntar esta mistura à massa e mexer bem com a vara de arames. Levar ao lume e deixar cozer até obter a consistência desejada, mexendo sempre. Transferir o creme para outro recipiente para parar a fervura e não ganhar grumos.
Montagem do bolo: cortar o bolo 3 camadas. Colocar uma camada no prato. Barrar como o creme e polvilhar com canela em pó. Colocar a base de massa folhada, barrar novamente com creme e polvilhar com canela e assim sucessivamente. Terminar com uma camada de bolo e barrar tudo com creme.
Para enfeitar aproveitei as aparas da massa folhada desfeitas e missangas de chocolate.
Sugestão: Adicionar um pouco de essência de baunilha ao creme.
Nota:Receita da ddar do site Petiscos

2 comentários:

Mónica disse...

também já tive oportunidade para testar esta receitinha, é uma maravilha!

Aprovadissimo este bolinho

;-)

Beta disse...

Adorei esta receita.
Vou fazer...
Parabéns pelo teu blog, gosto muito.
beta