sexta-feira, maio 18, 2007

Broinhas de milho com bacalhau


Quando fiquei a saber que o rei da quinzena no Colher de Tacho era o milho pensei logo em fazer estas broinhas, pois já estavam "debaixo de olho" há algum tempo. Depois decidi fazer a quiche do post anterior. Mas, não descansei enquanto não fiz as broinhas.

Gostei do resultado final, do sabor, mas não gostei de as fazer. A massa ficou muito mole, não levedou não sei porquê. Foi muito difícil moldar as bolas. Às tantas chateei-me (acontece com muita frequência) estiquei a massa, recheei metade e coloquei a outra metade por cima, numa espécie de bola.

Será que há alguém que me possa explicar o porquê da massa ficar muito mole?. Ainda tentei juntar farinha de trigo mas quanto mais farinha deitava mais mole a massa ficava. Como nunca trabalhei com farinha de milho não sei.

Bem, mas aqui vai a receita para quem quiser aventurar-se a fazer.Não se esqueça é de dizer qualquer coisa.
Ingredientes:
500g de farinha de milho;
6 dl de água a ferver;
40g de fermento de padeiro;
100g de farinha de trigo;
200g de bacalhau demolhado e desfiado;
0,5 dl de azeite;
2 dentes de alho;
1 cebola (a receita inicial não tinha);
1/2 chouriço;
salsa picada;
sal e pimenta q.b.
Preparação:
Junta a farinha de milho com 5 dl de água quente e uma pitada de sal. Deixe arrefecer. À parte, dissolva o fermento na restante água e eonvolva a mistura na primeira. Amasse e adicione-lhes a farinha de trigo. Tape e deixe levedar até dobrar de volume. Refogue a cebola e os alhos picados no azeite e acrescente o bacalhau e a salsa picada. tempere e deixe estufar um pouco. Molde as broinhas e recheie-as com bacalhau e 1 rodela de chouriço. Disponhas-as num tabueliro enfarinhado e deixe levedar de novo. Leve ao forno, a 180ºC, por 20 minutos.

4 comentários:

mimosa disse...

bacalhau e chouriço...huum!

valentina disse...

Que pena que foi um pouco frustrante. TEm receitas que sao assim,nao é?! Uma loucura para preparar. Ainda bem que o gosto agradou. Gostei da combinacao do bacalhau com o chorizo. E agradeço a tua participaçao, mais uma vez, com ótima receita.

Natércia disse...

Broinhas de milho com bacalhau adorei deve ser uma delicia. um beijinho...Natércia

Romy disse...

Eu adorei essa receita

tenho de experimentar o quanto antes... acho que vou adorar.

Obrigada pela receita ;-)