segunda-feira, abril 30, 2007

Almofadinhas de atum

Mais uma receita deliciosa daqui.

Ingredientes:

Massa:
400 g de farinha de trigo
50 g de manteiga amolecida
15 g de fermento de padeiro em pó (Fermipan)
1 dl de leite morno
1 ovo
1 pitada de sal
farinha q.b.

Recheio:
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 tomate maduro picado
2 latas pequenas de atum em óleo
1 colher (sopa) de salsa picada
sal & pimenta
1 colher (chá) de vinagre
óleo q.b.

Preparação:
Diluir o fermento no leite morno.
Amassar a farinha com a manteiga. Juntar o leite com fermento e o ovo. Temperar com o sal e amassar novamente. Se for necessário, adicionar um pouquinho de água morna.
Moldar uma bola e deixar repousar por 35 minutos dentro de uma tigela polvilhada de farinha, num local aquecido e ao abrigo de correntes de ar.
Escorrer cuidadosamente o atum, reservando o óleo. Aquecer 0,5 dl do óleo do atum numa frigideira (eu preferi usar azeite). Refogar a cebola e os alhos picados. Juntar o tomate picado e deixar reduzir um pouco. Adicionar o atum previamente desfeito às lascas e borrifar com o vinagre. Temperar com sal, pimenta e a salsa picada. Envolver e deixar amornar. Estender a massa com o auxílio de um rolo na bancada polvilhada de farinha, formando um quadrado. Recortar 8 rectângulos na massa. Distribuir o recheio de atum pelos rectângulos de massa. Dobrar, formando quadrados. Pressionar as bordas com as pontas dos dedos para fechar. Aquecer um pouco de óleo numa frigideira anti-aderente. Juntar as almofadinhas e dourar de ambos os lados até ficarem levemente estaladiças. Escorrer muito bem sobre papel absorvente. Servir as almofadinhas mornas ou frias, com salada mista.
Nota:Eu fiz 16 almofadinhas um pouco maiores do que rissóis.

2 comentários:

Elvira disse...

Ficaram lindas! :-)

Fico feliz por ter testado e gostado!

Beijinhos.

Natércia disse...

Paula essas almofadinhas, devem estar deliciosas um e eu que tanto gosto...um beijinho. Natércia