quarta-feira, março 28, 2007

Bacalhau com broa


Esta é uma das maneiras que mais gosto de fazer o bacalhau.Já fiz várias vezes bacalhau com broa mas nunca fiz da mesma maneira. Desta vez resolvi juntar pimento vermelho à cebolada.
Ficou muito bom.

Ingredientes (4 pessoas):

4 postas de bacalhau;
2 pimentos vermelhos;
2 cebolas;
4 dentes de alho;
5 fatias de broa;
1 Kg(+/-) de batatas novas;
1 molho de coentros;
azeite e sal q.b.

Preparação:

Coza as batatas com pele em água temperada com sal. Quando estiverem cozidas dê-lhes um murro e reserve.
Numa frigideira refogue , em azeite, 1 cebola, os pimentos e 2 dentes de alho. Depois de refogado deite numa travessa de ir ao forno. Por cima disponha as postas de bacalhau, regue com um fio de azeite e leve ao forno quente (200º) por 15 minutos.
Entretanto esfarele a broa e junte-lhe 1 cebola, 2 dentes de alho e os coentros, tudo picado.
Retire o bacalhau do forno e retire 2 colheres do azeite para juntar ao preparado de broa. Misture até fazer uma pasta e temepre com sal.
Disponha as batatas à volta do bacalhau e, por cima deste, coloque a broa.
Leve ao forno para tostar a broa.

Sugestões:

Juntar 1 c(sopa) de parmesão ralado à broa.

Juntar bacon, ou camarão picado à broa.

1 comentário:

Elvira disse...

Caros amigos e amigas,

Como devem ter notado, os blogues de culinária em língua portuguesa estão tornando-se um fenómeno de sociedade. Já podemos até falar de uma verdadeira comunidade de blogueiros e blogueiras que partilham interesses comuns pela gastronomia, as boas mesas, o vinho... Em suma a arte de bem viver.

Todos esses factos incentivaram-me a criar o portal Cozinhas do Mundo: http://www.cozinhasdomundo.com/ que se encontra por enquanto em fase de teste.

Nesse portal vão aparecer diariamente todos os links para os posts publicados pelos autores dos blogues de culinária inscritos (cadastrados), permitindo que qualquer pessoa que tenha interesse pelo assunto possa seguir a actualidade dos seus blogues favoritos numa única vista de olhos. Já existem várias comunidades do mesmo tipo noutras línguas, como a Food Porn Watch(http://foodpornwatch.arrr.net/) em inglês e a *Blog Actu* (http://www.blog-appetit.com/web_appetit/food-blog-news.asp) francesa.

Obviamente, só aceitaremos blogues directamente relacionados com gastronomia (receitas, crítica gastronómica, vinho...) escritos principalmente em língua portuguesa.

Além de querer ser um ponto de encontro para os blogueiros e os apaixonados de comida, o site também contará num futuro próximo com entrevistas de chefes, iniciativas diversas, intercâmbios, etc.

Por enquanto, convido-vos a visitar o site http://www.cozinhasdomundo.com/ e a registar/cadastrar os vossos blogues.

Agradeço desde já a vossa colaboração e amizade.

Um abraço,