quarta-feira, abril 11, 2007

O Bolo de aniversário da minha mãe


Ingredientes:
Massa:
160g de açúcar;
140g e farinha;
1 pitada de sal;
50g de chocolate em pó;
8c (sopa) de leite;
8 c (sopa) de óleo;
3 ovos;
manteiga e farinha para a forma;

Recheio:
4 fohas de gelatina vermelha;
4 folhas de gelatina incolor;
4 dl de natas;
1 lata de leite condensado (3 dl);
1 chávena (chá) de doce morango;
200g de morangos;

Preparação:
Unte uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha; Ligue o forno a 180ºC.

Massa:
Misture o açúcar com a farinha, o sal e o chocolate. Amorne o leite, adicione-oà mistura anterior, com o óleo, e amasse.
Junte as gemas, uma a uma, batendo entre cada adição. Bata as claras em castelo e envolva-as delicadamente na massa.Verta para a forma e leve ao forno a cozer, durante 40 minutos. Deixe arrefecer e desenforme.

Recheio: Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria. Bata as natas e adicione-lhes o leite condensado e dois terços do doce de morango. Retire 3 colheres, de sopa, e junte as folhas de gelatina escorridas.
Leve a lume brando, mexendo até dissolver. Junte ao restante preparado. Acerte a parte de cima do bolo e corte-o ao meio. Coloque um aro sobre uma tábua de cozinha com película aderente por baixo ou sobre o prato de servir e, no fundo, coloque umas das partes do bolo. Sobre este, verta um terço do creme de morango. De seguida, espalhe por cima o doce de morango restante.
Lave e arranje os morangos. Corte alguns em lâminas e coloque-os sobre o doce. Cubra-os com mais creme de morango e sobreponha a outra parte do bolo. Verta o restante creme por cima. Corte os morangos que sobraram em pedaços e disponha-os na superfície. Leve ao congelador, até que fique firme. Retire o aro e sirva o bolo bem fresco, decorado a gosto.

Sugestões:
- Como o aro que eu tinha era grande para o bolo e o creme iria cair todo, fiz um com folhas de acetato. Uni 3 folhas de acetato e coloquei à volta do bolo.
- Pode fazer um semi-frio só com o recheio.

3 comentários:

winnie disse...

Ai, que bolo tão bom!
ò vizinha podias ter-me convidado não achas?

Eli disse...

Obrigada por postar a receita, já peguei vai ficar a espera de uma outra comemoração. :)

Ana Rodrigues disse...

Já estou a sentir as calorias!
:-)

A experimentar de certeza

(o teu blog tem ideias fenomenais; só dá vontade de ir para a cozinha)