terça-feira, abril 03, 2007

Salada de peixe com legumes


Mais uma receita para crianças, mas claro que fica bem para adultos também. Tirei-a do livro de receitas para crianças "1,2,3 uma colher de cada vez". Já o comprei há quase 2 anos (nada barato). Não descansei enquanto não o comprei e raramente me sirvo dele. Tem receitas boas mas também tem muitas que são muito básicas. Toda a gente sabe fazer aquilo sem receita. Acho eu.


Vou colocar a receita tal e qual como está no livro. Mas, eu não me ponho a pesar cenouras, brócolos, etc. Faço tudo a olho.

Ingredientes:

100g de peixe limpo (bacalhau fresco, pescada ou linguado)
Eu usei 3 medalhões de pescada;
100g de cenoura;
50g de alho francês;
50 g de brócolos;
30g de queijo ralado;
45g de ervilhas;
1,5 dl de leite
1,5 dl de azeite;
1c sopa de farinha;
1 folha de louro;
1 ramo de salsa
;

Já fiz com estes ingredientes mas desta vez substituí as ervilhas por curgete e os brócolos por espinafres.

Preparação:

Leve ao lume uma colher de sopa de azeite com o alho-francês cortado em rodelas finas durante 2 ou 3 minutos. Adicione as cenouras cortadas em pedaços pequeninos e cubra-as com água para que cozam durante 10 minutos. Acrescente os brócolos em raminhos e as ervilhas e deixe cozer por mais 5 ou 6 minutos. Quando todos os legumes estiverem prontos, escorra-os e reserve-os. Leve o peixe a cozer durante 5 minutos. aromatizado com o louro e a salsa.

Retire-o do lume e escorra-o.

Prepare o molho bechamel:

Leve uma pequena caçarola com o azeite a fogo lento, adicione a farinha de uma só vez, mexendo muito bem, e incorpore o leite lentamente, continuando a mexer para que n~ºao queime. Quando o molho tiver engrossado, retire do lume e junte o queijo ralado, continuando a mexer até este estar fundido. Misture os legumes com o peixe desfiado e o molho bechamel e sirva assim mesmo, ou triture para que fique um creme aveludado.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá
Eu e o meu marido, assim como tu, não parámos enquanto não comprámos o dito livro.....bem caro, e para abono da verdade, nunca de lá tirei uma receita para o nosso filhote.
Talvez agora, a partir do teu exemplo ganhe entusiasmo!
Parabéns pelo blog.
susana

Mónica disse...

mas já ouvi maravilhas desse livro. Entretanto sugiro-te este blog: http://papabebe.blogspot.com/

tem receitas para bebés e crianças

Beijinhos e uma Páscoa Feliz!

;-)